EXPOSIÇÃO DE POMPÉIA

A exposição da cidade de Pompéia está disponível no shopping Dom Pedro em Campinas - SP até o dia 04 de abril de 2022!



SOBRE A CIDADE DE POMPÉIA

Pompeia foi uma cidade romana que ficou notabilizada por ter sido palco de uma grande erupção vulcânica, que aconteceu no Monte Vesúvio e foi responsável pela destruição da cidade, bem como pela dizimação de sua população.

Os restos arqueológicos da cidade foram encontrados no século XVIII e, desde então, estudos têm sido realizados.


ORIGEM DE POMPÉIA

A cidade de Pompeia ficava localizada aos pés do Monte Vesúvio, nas proximidades da atual cidade de Nápoles, em uma região da Itália conhecida como Campânia.

Os historiadores apontam que a região de Pompeia começou a ser habitada por volta da Idade do Bronze (entre 3.000 e 1.200 a.C.).

O nome original e quem iniciou a ocupação daquela localidade ainda não são conhecidos.



De toda forma, os historiadores sabem que, antes dos romanos, a cidade de Pompeia foi ocupada pelos oscos (um povo que habitava a Campânia), gregos, etruscos e samnitas, antes de finalmente ser conquistada pelos romanos.

A influência romana sobre Pompeia se deu após as Guerras Samnitas (século IV a.C.), conflitos travados pelos romanos contra os samnitas que lhes renderam uma série de territórios na Península Itálica.



Após as Guerras Samnitas, a cidade de Pompeia ficou sob influência romana, mas possuía certa autonomia. Essa autonomia teve fim em 80 a.C., quando Sila ordenou o cerco à cidade em represália à participação de Pompeia em uma rebelião contra a autoridade romana. Como resultado disso, aproximadamente cinco mil soldados foram instalados na cidade. Com a conquista romana, iniciou-se o período de maior prosperidade de Pompeia.


A DESTRUIÇÃO DE POMPÉIA



A destruição da cidade de Pompeia aconteceu em 79 d.C. O relato de Plínio, o Jovem, aponta o dia 24 de agosto de 79 d.C., mas alguns historiadores sugerem que a destruição da cidade aconteceu no final de setembro.

Essa cidade foi destruída em uma erupção vulcânica de grandes proporções, que soterrou a cidade em material vulcânico e dizimou toda a população que não havia fugido da área. Antes da erupção vulcânica, Pompeia havia sofrido uma destruição parcial, em 62 d.C., por conta de um terremoto.



Pompeia foi atingida por uma chuva de pedras (muitas gigantescas) expelidas de dentro do Monte Vesúvio.

Além disso, no dia seguinte, a cidade foi atingida por gases tóxicos, que mataram os habitantes que haviam sobrevivido à chuva de pedras do dia anterior.

Um relato sobre a erupção vulcânica foi realizado 25 anos depois do ocorrido por um romano chamado Plínio, o Jovem.

A erupção do Vesúvio não atingiu somente Pompeia, mas também foi responsável pela destruição de outras cidades.


A EXPOSIÇÃO DA CIDADE DE POMPÉIA EM CAMPINAS



No Shopping Dom Pedro, a exposição da cidade de Pompéia segue até o dia 04 de abril e contém muitas peças originais e algumas réplicas.

O Museu é autoexplicativo e o ingresso só é pago uma vez, dando o direito de retorno até o final da exposição quantas vezes você quiser!

Em cada peça exposta contém uma placa informativa contando a história da daquela peça ou pessoa e a informação se ela é original ou não!


Assista o meu vídeo completo sobre a exposição de Pompéia e inscreva-se no canal!