A GRANDE GRIPE


A GRANDE GRIPE

#agrandegripe é um livro reportagem escrito pelo historiador e Jornalista John M. Barry #johnmbarry e publicado no Brasil pela editora @intrinseca .

O livro traz em sua primeira parte a história da medicina, mostra como as primeiras descobertas médicas ocorreram e como os cientistas chegaram a novas descobertas. Apresenta a história das grandes epidemias, tais como; a #variola#pestenegra e muitas outras.

Na parte seguinte, estamos em 1914, contexto da Primeira Guerra Mundial e nesse momento surge no Kansas EUA, os primeiros casos da #gripeespanhola . A situação poderia ter se tornado apenas uma epidemia local, mas como p mundo estava em guerra os soldados foram os grandes responsável por espalhar a gripe pelo mundo.

Então, o cenário torna-se caótico. Não há hospitais suficientes e nem profissionais de saúde suficientes. Havia uma campanha para que as mulheres se voluntariassem como enfermeiras. Poucas se prontificaram e muitas nem retornavam no dia seguinte.

Um paralelo com o livro #dicionarioagathachristiedevenenos , a #agathachristie trabalhou como enfermeira voluntária durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Esse ponto não foi mencionado no livro #agrandegripe, mas aconteceu.

Há várias partes do livro que vemos a descrição do desespero dos profissionais da saúde, inclusive eles muitas vezes já enrolavam os pacientes em lençóis, pois sabiam que eles estavam morrendo. Não havia mais caixões suficientes e a situação nas ruas era devastadora.

Em 1918, as autoridades já falavam sobre evitar aglomeração e usar máscaras durante a pandemia.

Uma leitura rica em detalhes e extremamente importante pra compreendermos o cenário atual. Narra todas as facetas e variações do vírus mais mortal de todos os tempos, uma grande chacina provocada pela natureza!